terça-feira, 25 de novembro de 2014

advento do natal: Glória

ADVENTO DO NATAL: GLÓRIA

Lucas 2.13-14

A música que os anjos cantam, para saudar o nascimento de Jesus, tem uma letra nova:

“Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens
aos quais ele concede o seu favor”.
(Lucas 2.13-14)

Fala-se muito da glória de Deus no Antigo Testamento, mas aqui o imperativo é novo.
Somos chamados a dar glória (δοξα) a Deus nas alturas. Tornou-se comum entre teólogos terminar seus artigos com uma expressão em latina: Soli deo gloria (glória somente a Deus).
No contexto protestante, esta expressão (Soli deo gloria) é colocada ao lado de outras quatro "sola": 

1 Sola scriptura ("somente pelas Escrituras")
2 Sola fide ("somente pela fé")
3 Sola gratia ("somente pela graça")
4 Solus Christus or Solo Christo ("Somente Cristo" ou "somente através de Cristo")

Estas quatro "sola" são teológicas, mas a quinta é existencial, é um programa de vida.

Embora os poetas afirmem que os céus declaram a glória de Deus (Salmo 19.1), é um profeta que nos chama a dar glória a ele. Em Jeremias 13.16, lemos:

"Dêem glória ao Senhor, ao seu Deus,
antes que ele traga trevas,
antes que os pés de vocês tropecem
nas colinas ao escurecer".

No Novo Testamento, os apóstolos nos fazem o mesmo convite.

. "Sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém". (Romanos 16.27)

"Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém". (1 Timóteo 1.17)

. "Ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém". (Judas 1.25)


Como, então, damos glória a Deus?

1. Damos glória a Deus quando entendemos o sentido de nossas vidas aqui.
O sentido da vida de Jesus foi dar glória ao Pai. Orou ele assim: “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva- me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. Pai, glorifica o teu nome!” (João 12.27-28a).
Quando escreve aos Efésios, Paulo nos diz qual é o objetivo de nossas vidas: dar glória a Deus (Efésios 1.14). 
Pedro diz que fomos chamados para dar glória a Deus: "O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces" (1Pedro 5.10).
É assim que devemos desejar viver.

2. Damos glória a Deus quando renunciamos a qualquer glória própria.
Temos que ser honestas. Gostamos de ser honrados, reconhecidos, aplaudidos, glorificados. Todos queremos ser amados. Todos precisamos ser amados. Todos buscamos ser amados. O problema é quando queremos ser aplaudidos, como se a nossa vida dependesse dos aplausos. O problema é quando disputamos com Deus algum tipo de glória. O problema é quando dispensamos Deus, como se fôssemos suficientes, para nós mesmos e para os outros.
Quem somos? Somos pessoas amadas por Deus. Somos pessoas que deviam ser consumidas por Deus e não fomos. O profeta Isaías nos ajuda a nos colocar em nossos próprios lugares:

"Por amor do meu próprio nome
eu adio a minha ira;
por amor de meu louvor eu a contive,
para que você não fosse eliminado.
Veja, eu refinei você, embora não como prata;
eu o provei na fornalha da aflição.
Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso.
Como posso permitir que eu mesmo seja difamado?
Não darei minha glória a nenhum outro".
(Isaías 48.9-11)

Devemos, antes, cantar como aprendemos no livro de Apocalipse:

“Tu, Senhor e Deus nosso,
és digno de receber a glória, a honra e o poder,
porque criaste todas as coisas,
e por tua vontade elas existem e foram criadas”.
(Apocalipse 4.11)


3. Damos glória a Deus quando não dividimos o que Deus não divide.
O mundo (a história, o universo) deve ser visto como Deus o vê: como teatro da sua glória.
Gosto do Salmo 24.

"Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe,
o mundo e os que nele vivem;
pois foi ele quem fundou- a sobre os mares
e firmou-a sobre as águas.
Abram-se, ó portais;
abram-se, ó portas antigas,
para que o Rei da glória entre.
Quem é o Rei da glória?
O Senhor forte e valente,
o Senhor valente nas guerras.
Abram-se, ó portais;
abram-se, ó portas antigas,
para que o Rei da glória entre.
1Quem é esse Rei da glória?
O Senhor dos Exércitos;
ele é o Rei da glória!"
(Salmo 24.1,7-10)

Não existe um mundo secular e um mundo espiritual, porque Deus está presente nos dois, como se fosse um só.
Não existe uma vida cristã que nao seja vida e uma vida que não seja cristã, para os cristãos, nao importa o que sejam, onde estejam, o que façam, o que pensam. Deus é um só e nós também.
Se estamos num lugar onde não podemos ser espirituais, não devemos estar ali.
Se pensamos algo que a Bíblia não autoriza, não devemos pensá-lo.
Onde estamos, Deus está. 

4. Damos glória a Deus quando vivemos vidas cheias do fruto de justiça.
Eis a oração do apóstolo Paulo:
"Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus" (Filipenses 1.9-11).
O mesmo autor escreveu em outro lugar:
"Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença" (Efésios 1.4).
O apóstolo Pedro é igualmente preciso:
"Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém" (1Pedro 4.11).

Quando damos glória a Deus com as nossas vidas, as pessoas veem a glória de Deus.
Precisamos, mais e mais, de pessoas através das quais as pessoas vejam a glória de Deus.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO


terça-feira, 11 de novembro de 2014

a origem da vida



Quando ocorre o início da vida? 
A resposta da Bíblia
Dra. Angelica B. W. Boldt

Como professora e pesquisadora em Genética Humana, confesso que me enquadrava dentro da “grande maioria” que acredita que a Bíblia não é clara sobre quando se dá o início da vida humana, uma vez que conceitos como “célula”, “zigoto” e o próprio mecanismo de fecundação e gestação eram um completo mistério para os seus escritores, como é evidente no Salmo 139: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre da minha mãe... Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.” (NVI, grifo do autora).

 Contudo, ao meditar sobre a história do nascimento de Sansão em Juízes 13, descobri que a Bíblia é BEM CLARA a respeito da origem da vida humana. Ela conta que a mulher de Manoá, como a mãe de Sansão é chamada, era estéril até receber a visita de um anjo. Este lhe declara que ela engravidará de um filho que deve ser nazireu durante toda a sua vida, pois deve se tornar um juiz do seu povo e libertá-lo da opressão dos inimigos. O nazireado implicava em um sinal de consagração interior, através da abstenção de qualquer produto da videira (mesmo uvas e passas), e de consagração exterior, através da distância de cadáveres e manutenção do cabelo (o cabelo, assim como a barba, nunca poderiam ser cortados). O detalhe crucial é que o anjo ordena à própria mãe que não deve ingerir nada que viesse da uva, embora o nazireado coubesse explicitamente ao filho.

Para ficar bem clara, esta ordem é repetida duas vezes. Uma vez à mulher; outra vez a ela e a seu marido Manoá. Além disso, a mãe também deveria se lembrar de não ingerir qualquer comida impura, regulamento ao qual se sujeitavam todos os israelitas, nazireus ou não. Como ela não sabia do momento da concepção, deveria iniciar o jejum de uva desde já. Contudo, se a “vida” de Sansão se iniciasse após 11-12 semanas de gestação, a ordem do anjo teria sido a de abstenção da uva a partir do momento em que a mulher de Manoá percebesse que estava grávida. Se a “vida” de Sansão se iniciasse somente após o parto, a mãe receberia ordens apenas para cuidar da dieta do filho. A seriedade deste compromisso revela que o espírito de Sansão poderia ser contaminado pela desobediência da mãe desde o estágio mais tenro do seu desenvolvimento, ou seja: o momento da união de um óvulo com o espermatozóide!

Portanto, como mães e como pais (note que o anjo falou a ambos), somos responsáveis pelas vidas que geramos, desde a sua concepção! Pequenas, preciosas vidas que não podemos, não devemos rejeitar. Isto também é reforçado por várias outras passagens bíblicas que refletem a aversão que Deus sente pelo aborto provocado. Por exemplo, o famoso princípio “Olho por olho, dente por dente” ocorre pela primeira vez na Torah (os cinco livros de Moisés) no contexto em que um parto prematuro é provocado porque uma mulher grávida foi ferida em uma briga de homens: Êx. 21:22-25. Também na Torah, a ordem de que “um cabrito não deve ser cozido no leite da sua própria mãe” é repetida três vezes (Êx. 23:19, 34:26, Deut. 14:21). 

Mais do que um preciosismo culinário, creio que esta ordem representa a idéia de que uma mãe não deve ter participação alguma na morte do seu filho.

A principal razão para a destruição dos povos cananitas foi a promiscuidade sexual seguida do sacrifício dos filhos indesejados ao deus Moloque — os bebês eram queimados vivos. Razões semelhantes conduziram à destruição de Jerusalém e ao êxodo dos israelitas para a Assíria e a Babilônia. Quer os filhos sejam queimados após o nascimento, quer sugados aos pedaços (como quer a cartilha mais recente sobre “Como abortar com segurança” da OMS), quer destruídos na forma de embriões ou fetos, creio que o ódio divino contra a destruição da vida humana é evidente de qualquer forma.

Filhos são sempre uma bênção, mesmo que em circunstâncias indesejadas. O assim chamado “planejamento familiar” tem minado a saúde mental de centenas de mulheres às quais foi ensinado que a criação de filhos representa um fardo e um empecilho às suas carreiras. Acreditem, essa é uma grande mentira! Dois dos meus filhos nasceram durante o mestrado e um no início do pós-doutorado. Cada um deles me enriqueceu de uma maneira não comparável a todo o reconhecimento que obtive pela minha carreira!

---

Artigo inspirador que deve nortear nossas mentes sobre a clara posição do Senhor com relação ao início da vida.

O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.1 Samuel 2:6


sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE: MODISMO OU PRINCÍPIO BÍBLICO?

Salmo 24:1: Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.

Ouvimos falar muito nos dias de hoje sobre a necessidade de se estabelecer boas políticas no relacionamento do ser humano com a ecologia, meio ambiente e sustentabilidade.
Qual a posição dos cristãos com relação a estes assuntos? 

Existem cristãos que relutam em levar as questões ambientais a sério. Em alguns casos, isto ocorre porque não compreendemos as questões ambientais do ponto de vista de Deus. Isto significa compreender os propósitos de Deus para a criação, desde o princípio, em nossos dias e no futuro. 

Não devemos nos esquecer de que fazemos parte da criação de Deus. Jesus morreu e ressuscitou não apenas para nos reconciliar com Deus, mas para reconciliar o resto da criação com Ele também. Por este motivo, o nosso ministério para o meio ambiente deve ser levado a sério.

Definindo sustentabilidade: Um meio de configurar a civilização, as atividades humanas, de tal forma que a sociedade e suas economias possam preencher suas necessidades e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

TUDO FEZ DEUS COM UM OBJETIVO

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Colossenses 1.16-17

Tudo que foi criado por Deus, foi feito para manifestara glória Dele. Ao contemplarmos a natureza, os animais, as pessoas, devemos ver a glória de Deus manifesta nessas coisas.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1.26

A criação toda não existe apenas para servir ao homem, mas principalmente para manifestar a glória de Deus, fazendo o homem louvá-lo pela fertilidade que a terra propicia. A criação de Deus revela como Ele é único, como ele é majestoso, o seu cuidado com ela nos mostra um Deus zeloso. Deus relaciona-se com sua criação.
 
Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19.1



MISSÃO

Nós, seres humanos, também fazemos parte da criação, porém, o nosso papel é único. 

E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15

Deus criou o homem a imagem e semelhança dele mesmo. Seu caráter, amor, inteligência, sensibilidade, podem ser vistas no homem ao lidar com a terra, com a tecnologia e com questões humanas. Mas Deus espera que cultivemos e guardemos a terra, isso é prova de amor a Ele. Deus dá aos seres humanos a autoridade para cuidar da sua criação: Em hebraico, a palavra para homem é "adam", e a palavra para solo é "adamah", o que mostra a nossa conexão com a Terra.
Deus nos criou com o propósito de interagirmos e cuidarmos de sua criação. A partir do momento que vemos a criação não como propriedade do homem, mas sim de Deus, devemos cuidar dela como bons mordomos de tudo aquilo que na realidade não nos pertence.
Como seres humanos, temos autoridade real sobre o resto da criação, mas devemos exercê-la como servidores do nosso Deus, com toda a responsabilidade.


quarta-feira, 30 de julho de 2014

uma vida com propósitos - vocacionados para a eternidade

UMA VIDA COM PROPÓSITOS



Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,
Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; 2 Timóteo 1:8-10

Na mensagem anterior já havíamos estudado 03 propósitos eternos de Deus aos seus filhos:
1° PLANEJADOS PARA AGRADAR A DEUS
2° FORMADOS PARA FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS
3° CRIADOS PARA NOS TORNAR SEMELHANTES A CRISTO
Agora seguiremos ao quarto e quinto propósitos.

4° VOCÊ FOI MOLDADO PARA SERVIR A DEUS

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10

Nós fomos postos na terra para fazer uma contribuição. Você não foi criado apenas para consumir recursos: natureza, saúde e prazeres. Deus nos projetou para que nossa vida faça diferença. Apesar de muitos livros de sucesso informarem como tirar o máximo da vida, não foi para isso que Deus o criou. Fomos criados para acrescentar à vida da terra. Isso se chama ministério ou serviço. A Bíblia nos fornece detalhes. Você foi criado para servir a Deus.

Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. João 17:4

Boas obras são o que Deus espera que façamos. Obras que possam demonstrar ao mundo o quanto ele é grandioso e amoroso. Sempre que você serve as pessoas ajudando-as em seus diferentes dramas, você está servindo a Deus também. Você foi salvo para servir a Deus.
Não fomos salvos pelo serviço, mas fomos salvos para o serviço. No Reino de Deus temos um lugar, um propósito, um papel a cumprir. Isso dá a sua vida enorme importância. 

O preço que Jesus Cristo pagou pela nossa salvação foi imenso. Custou sua própria vida. A Bíblia nos recorda: Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. 1 Coríntios 6:20

Isso, claro não nos faz servi-lo por culpa, medo ou mesmo obrigação, mas pela alegria e profunda pelo que ele fez por nós. Devemos-lhe a vida. Pela salvação nosso passado foi perdoado, nosso presente faz sentido e nosso futuro é seguro. À luz deste grande amor Paulo concluiu: Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Romanos 12:1

Deus quer usar sua vida para manifestar amor ao mundo. O corpo de Cristo precisa ser ativo sobre a terra. Se empenhe em fazer bem feito o trabalho que a igreja tem desempenhado neste bairro, nesta cidade, para que saibam que Deus os ama e quer salvá-los. Abraão era velho, Jacó era inseguro, José foi maltratado, Moisés gaguejava, Jeremias era depressivo, Jonas relutante, Pedro era impulsivo, a mulher samaritana teve muitos casamentos fracassados, Tomé tinha dúvidas mas Deus usou cada um deles a seu serviço.

5° FEITOS PARA UM MISSÃO

O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio. Provérbios 11:30

Fomos feitos para um missão. Deus é plenamente atuante no mundo e quer que você se junte a ele. Isso é o que a igreja chama de missão. Nosso ministério no corpo de Cristo vai nos equipar para cumprir a missão redentora de Deus para o mundo. Nosso ministério é uma missão para os que crêem. Nossa missão é prestar um serviço aos que não crêem. Cumprir sua missão no mundo é mais um dos propósitos de Deus. A palavra missão tem sua raiz na palavra latina “remeter” ou “enviar”. Ser cristão significa ser enviado ao mundo como representante de Jesus Cristo. Jesus disse: Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. João 17:18

Deus quer reconciliar consigo os seres humanos que estão oprimidos por Satanás. Uma vez que pertencemos ao povo santo do Senhor, ele nos capacita e nos envia. Nós temos uma mensagem de boas novas ao mundo. Jesus Cristo não ficou na cruz do calvário, mas ressuscitou.

A IMPORTÂNCIA DA NOSSA MISSÃO

Nossa missão trás significado à nossa vida. Vivendo pelos propósitos eternos de Deus você nunca se sentirá obsoleto nem mesmo insignificante, pois sempre haverá um pequeno grupo a abrir, um colega a evangelizar, um ministério da igreja que precisa de você e a expectativa do Senhor sobre a sua adoração.

“O melhor uso que se pode dar à vida é emprega-la em algo que sobreviva a ela”. Wiliam James. 

Vidas empenhadas na adoração, na comunhão, no crescimento espiritual através do discipulado, no ministério e no cumprimento de nossa missão na terra terão resultados eternos.

Deus conta com o sucesso da missão para finalizar a história da terra. Sempre houve um interesse grande sobre a segunda vinda de Cristo e fim do mundo. Quando isso ocorrerá? Logo antes de Jesus ter subido aos céus, os discípulos lhe fizeram a mesma pergunta, e a resposta foi bastante reveladora: Ele lhes respondeu: "Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:7-8

Quando os discípulos quiseram conversar sobre profecias, Jesus rapidamente mudou a conversa para o evangelismo. Ele quer que seus discípulos se concentrem em sua missão. Especular sobre a hora da volta de Cristo é inútil, muitas pessoas ao longo da história se deram mal em prever. 

A Bíblia diz: E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14

Devemos nos concentrar em cumprir nossa missão, pois o Pai sabe a hora em que Jesus virá em toda a sua Glória.
Pare de orar: “Deus abençoe o que eu quero fazer”. Passe a orar: “Deus, ajude-me a fazer o que estás abençoando”.

VIVENDO COM PROPÓSITOS

Viver pelos propósitos eternos de Deus é a única maneira de viver de verdade. Todo o resto é apenas existir. A maioria das pessoas luta com as três questões básicas da vida. A primeira é a identidade: “Quem sou eu?”. A segunda é a importância: “Significo alguma coisa?”. A terceira é o impacto: “Qual é a relevância do meu viver?”. As respostas destas perguntas estão na Palavra de Deus. No cenáculo, quando Jesus concluiu seu ministério junto aos discípulos, ele lavou os pés deles como exemplo e disse: Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem". João 13:17

Uma vez que saiba o que Deus quer que você faça, a benção vem quando você põe em prática o que aprendeu. Uma vez que você sabe que Deus tem propósitos eternos para o seu viver será feliz se puder em prática.

AS GRANDES QUESTÕES DA VIDA

É preciso definir, e se possível por escrito, sua declaração de compromisso com os propósitos de Deus, respondendo estas cinco grandes perguntas:

O que será o centro de minha vida? Essa é a questão da adoração. Para quem irá viver? Você pode basear sua vida em torno de sua carreira, sua família, um esporte ou passatempo, dinheiro, prazer ou outras atividades. Tudo aquilo que está no centro de nossa vida, está na verdade recebendo nossa adoração. Quando comprometeu a sua vida com Cristo, ele se moveu para o centro. É preciso mantê-lo lá através da adoração. Quando a ansiedade toma conta, a preocupação se alastra pode significar que Deus está sendo posto de lado. É preciso coloca-lo de volta. A Bíblia diz: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7

Qual será o caráter de minha vida? Essa é a questão do discipulado. Que tipo de pessoas você será? Deus está mais interessado em quem você é do que o que você faz. Seu caráter pode definir o destino eterno que terá, sua carreira não. Faça uma lista das características que precisa desenvolver. Comece pelos frutos do Espírito Santo (Gálatas 5) ou as bem aventuranças. Pedro disse: Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. 2 Pedro 1:5-7

Qual será a contribuição de minha vida? Essa é a questão do serviço. Qual será seu ministério no corpo de Cristo? Conhecendo sua formação espiritual, opções do coração, temperamento, recursos pessoais e áreas de experiência é importante definir em que ajudará a igreja de Cristo. Paulo afirma essa importância: O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus. 2 Coríntios 9:12

Qual será a mensagem de minha vida? Essa é a questão de sua missão junto aos incrédulos. É preciso ter uma declaração de missão, um testemunho pronto para fornecer a todo aquele que pedir o motivo de sua convicção em Cristo. O compromisso de testemunhar sobre a mudança que Jesus Cristo operou em sua vida é algo com o qual Deus conta. Sua mensagem deve incluir a todos, pai, mãe, amigos e colegas. Se você é pai ou mãe você tem a missão de educar seus filhos para que amem a Cristo, ajudando a compreenderem os propósitos de Deus para as suas vidas. Josué elaborou a declaração de sua casa: “Mas eu e minha casa serviremos ao Senhor” Josué 24.15

Qual será a comunidade de minha vida? Essa é a questão da comunhão. Como você irá demonstrar seu compromisso com os outros irmãos na fé? A qual igreja local me juntarei como membro ativo? Quanto mais amadurecer na fé desejará amar mais o corpo de Cristo. Tenha sempre uma palavra de amor e encorajamento para a igreja de Deus. É a noiva de Jesus Cristo, temos de cuidar bem dela.

DEUS QUER USAR VOCÊ

O texto de Atos 13.36 diz que “Davi serviu aos propósitos de Deus em sua geração”. Centenas de anos mais tarde Davi foi lembrado como alguém que viveu por propósitos bem definidos: os do Senhor. Nem as gerações passadas, nem as futuras podem servir a Deus nesta geração. Somente nós podemos. Deus conta com você: Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. 2 Crônicas 16:9

Você é uma pessoa com quem Deus pode contar? Você deseja servir aos propósitos de Deus em sua geração?

Algum dia a história será encerrada, mas a eternidade durará para sempre. Wiliam Carey disse: “O futuro é tão brilhante quanto as promessas de Deus”. Quando parecer difícil cumprir seus propósitos, não ceda ao desânimo. Lembre-se da recompensa a qual durará para sempre. Imagine como será naquele dia, quando todos apresentarmos nossa vida diante do trono de Deus, louvando a Cristo com profunda gratidão. Juntos diremos: 
"Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas". Apocalipse 4:11

terça-feira, 15 de julho de 2014

uma vida com propositos-porque estamos aqui

UMA VIDA COM PROPÓSITOS - POR QUE ESTAMOS AQUI?


"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.
Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". Jeremias 17:7-8

A questão não é você. O propósito de sua vida é muito maior do que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações. Se você quiser saber porque foi colocado neste planeta deverá começar por Deus. Você nasceu para cumprir os propósitos dele e para ele.
“pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele”. Colossenses 1:16
Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante. Provérbios 11:28
A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado errado – nós mesmos. Nós fazemos perguntas voltadas para a nossa pessoa, como: “O que eu quero ser? O que eu deveria fazer com a minha vida? Quais são os meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para o futuro?
Mas concentrarmo-nos em nós mesmos jamais desvendará o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: A vida de todas as criaturas está nas mãos de Deus; é ele quem mantém todas com vida. Jó 12.10
“A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido” Bertrand Russel (ateu)
Ao contrário do que dizem muitos livros famosos, filmes e seminários você não irá descobrir o significado de sua vida olhando dentro de si mesmo. É provável que você tenha tentado. Você não criou a si mesmo, logo não há jeito de dizer a si mesmo para que foi criado.
Então como descobrir o propósito para o qual você foi criado? Você só tem duas opções: a primeira é a especulação.

Geralmente é a mais usada pelas pessoas. Elas conjecturam, supõe, teorizam. Quando dizem: “Eu sempre pensei que a vida fosse..” Querem dizer: “Este é o melhor palpite que posso dar”.
Felizmente há uma opção à especulação sobre o propósito de vida do ser humano. Trata-se da revelação. Podemos nos voltar para o que Deus revelou sobre a vida em Sua Palavra. O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntando ao inventor.
Deus revelou ao longo da Bíblia seus propósitos para nossa vida.

...”falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória”.1 Coríntios 2:7
Deus não é apenas o ponto de partida das nossas vidas, ele é a fonte dela. Para descobrir o propósito de sua vida volte-se para a sua Palavra e não para a sabedoria do mundo. Edifique sua vida sobre verdades eternas e não sobre psicologias populares, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso.
A Bíblia diz: Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Efésios 1:11-12
Guarde no coração: Todas as coisas foram criadas nele e nele encontram propósito (Colossenses 1.16)
VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE
Eu sou o seu criador. Você estava sob meus cuidados mesmo antes de nascer. Isaías 44.2
Seu nascimento não foi um erro e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem até não ter planejado você, mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com o seu nascimento, aliás ele o aguardava. Muito antes de ser concebido pelos seus pais, você foi concebido na mente de Deus.
“Deus não joga dados” – Albert Einsten
Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Efésios 1:4
Guarde no coração: Preciso aceitar minha personalidade, formação e aparência física pois Deus assim o determinou (Tiago 1.18).
O QUE NOS DIRIGE?
Percebi que o que faz os homens correrem atrás do sucesso é a inveja” Provérbios 4.4
Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo. Neste momento sua vida pode estar sendo dirigida por uma lembrança dolorosa, um temor no coração ou uma crença inconsciente. Existem muitos valores e emoções que podem dirigir sua vida. Estes cinco são os mais comuns:
Dirigidos pela culpa – Tais pessoas passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando sua vergonha. Pessoas assim são manipuladas por suas lembranças. Permitem que seu passado controle o futuro. Frequentemente culpam a si mesmas por sabotarem o próprio sucesso. Somos produto de nosso passado, mas não precisamos ser prisioneiros dele.
A boa notícia é que o propósito de Deus não é restringido pelo seu passado. Ele tornou um assassino chamado Moisés em um líder, e um covarde chamado Gideão em um corajoso herói. Pode te dar um novo começo.

Dirigidos pelo rancor e pela raiva – Eles se apegam a mágoas sem jamais superá-las. Em vez de aliviarem sua dor através do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente. Guardar rancor é uma forma de perpetuar o sofrimento. Pessoas dirigidas pelo rancor tem duas peculiaridades: uns interiorizam, “Se fecham”, enquanto outras explodem sobre os outros. Ambas as reações são perniciosas e não trazem benefícios à vida. Perdoe o passado e navegue mares mais calmos e tranquilos. A Bíblia diz: O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo. Jó 5:2
Dirigidos pelo medo – Seus temores são provavelmente o resultado de experiências traumáticas e de expectativas ilusórias que podem ir de um crescimento em um lar extremamente severo ou mesmo de predisposição genética. Independentemente do que tenha causado tal situação, pessoas dirigidas pelo medo com frequência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos.
Viver um vida de medo poderá impedir você de ser o que Deus pretende que seja. Aja contra isso com as armas da fé e do amor. A Bíblia diz: “No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”. 1 João 4:18

Dirigidos pelo materialismo – Pessoas assim tem como único objetivo de vida adquirir. O impulso de querer sempre mais baseia-se no conceito de que ter mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido. Estes três pensamentos são falsos. Depois de conquistar o que almejávamos vamos querer modelos mais novos, maiores e melhores. Nunca estará bom! A Bíblia deixa claro que seu valor não está determinado pelas altas posses. Os bens também não te deixam protegidos. Fortunas se perdem em pouco tempo, por múltiplos fatores incontroláveis. A proteção da alma está naquilo que ninguém pode roubar: seu relacionamento com Deus.
Dirigidos pela necessidade de aprovação – Essas pessoas permitem que as expectativas de pais, esposas, filhos ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros irão pensar. Infelizmente os que seguem a multidão acabam perdidos nela.
Não conheço todas as chaves do sucesso, mas a chave do fracasso é tentar agradar a todos. Ser controlado pela opinião da sociedade vai acabar fazendo com que você deixe de cumprir os propósitos de Deus em sua vida.
Jesus Cristo deve ser o parâmetro de avaliação do caminho.
Vantagens de viver uma vida dirigida por propósitos
Faz a vida ter sentido
Fomos feitos para ser importantes. Por isso todos buscam astrologia, signos e tantas outras formas de descobrir isso. Uma pena buscarem no local errado. Quando a vida faz sentido, você pode suportar quase tudo. Sem isso tudo é insuportável.
Sem Deus a vida não tem propósito, e sem um propósito a vida não tem significado e sem significado ela não tem relevância ou esperança. Isaías queixou-se: "Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gasto minha força em vão e para nada. Contudo, o que me é devido está na mão do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus". Isaías 49:4

...”Sinto desprezo pela minha vida! Não vou viver para sempre; deixa-me, pois os meus dias não têm sentido”. Jó 7:16
Esperança é tão essencial à vida quanto o ar e a água.
O Dr. Bernie Siegel tinha uma forma de analisar quem tinha esperança ao tratar câncer. Ele de surpresa perguntava aos seus clientes em fase inicial de tratamento: “Você pretende viver até os 100 anos”? Os mais entusiastas geralmente era os que mais alcançavam sucesso e cura.
Se você se sente sem propósito para viver não desista. Coisas maravilhosas vão ocorrer a partir do momento em que começar a viver pelos propósitos eternos de Deus.
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11

Simplifica a vida
Isso tem a ver com o que você faz e não faz. Propósito de vida ajuda você a avaliar quais ações são ou não essenciais. Uma pergunta é necessária: “Este ato me ajuda a cumprir o propósito de Deus em minha vida?”
Sem um propósito claro ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar decisões, destinar o tempo e empregar os recursos. A tendência será tomar decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento e no humor do dia. Quando não se tem definido pelo que se vive a pessoa faz mais do que deveria. É impossível fazer tudo o que as pessoas querem que você faça. Só há tempo para fazer o que Deus quer que você faça.
Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Isaías 26:3
“Esta é a verdadeira alegria da vida: ser usado por um propósito reconhecido por você mesmo como digno. Ser uma força da natureza, em vez de um exaltado e egoísta amontoado de ressentimentos e frustrações, sempre reclamando que o mundo não se devota a torna-lo feliz”. George Bernard Shaw
Te prepara para a eternidade
Muitas pessoas passam a vida tentando criar um legado para deixar sobre a terra. Elas querem ser lembradas quando partirem. Entretanto, o que em última análise mais importa não é o que os outros dizem sobre a sua vida, mas o que Deus tem a dizer sobre ela.
Todas as realizações acabam sendo superadas. Recordes são quebrados, reputações desvanecem e homenagens são esquecidas.
Na faculdade a meta de James Dobson era ser o campeão de tênis da instituição. Conseguiu depois de muito treino e seu troféu foi colocado no lugar mais importante da galeria. Anos mais tarde o troféu chegou amassado pelo Correio, pois em uma reforma da escola colocaram no lixo, mas alguém achou a tempo.

James reconheceu frustrado: No devido tempo, todos os seus troféus serão jogados no lixo!
Uma utilização mais sábia de vida é construir um legado eterno. Você não foi posto na terra para ser lembrado. Você foi posto aqui para se preparar para a eternidade.
Chegará o dia em que você estará diante de Deus e terá de prestar contas sobre o propósito pelo qual viveu.

Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ". Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Romanos 14:10-12
Felizmente Deus quer que passemos neste teste, por isso nos passou as perguntas antecipadamente. A Bíblia nos mostra que ele nos fará duas perguntas fundamentais:
Você aceitou o que Jesus fez por você? Viveu para amar e confiar nele?
O que você fez com o que eu lhe confiei? No que gastou sua vida, dádivas, talentos, oportunidades, recursos, e relacionamentos?
Viver pelos propósitos eternos de Deus é o caminho para uma vida de paz. (Isaías 26.3)
05 PROPÓSITOS
1. Você foi planejado para agradar a Deus.
2. Você foi formado para fazer parte da família de Deus.
3. Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo.
4. Você foi moldado para servir a Deus.
5. Você foi feito para uma missão.