terça-feira, 15 de julho de 2014

uma vida com propositos-porque estamos aqui

UMA VIDA COM PROPÓSITOS - POR QUE ESTAMOS AQUI?


"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.
Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". Jeremias 17:7-8

A questão não é você. O propósito de sua vida é muito maior do que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações. Se você quiser saber porque foi colocado neste planeta deverá começar por Deus. Você nasceu para cumprir os propósitos dele e para ele.
“pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele”. Colossenses 1:16
Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante. Provérbios 11:28
A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado errado – nós mesmos. Nós fazemos perguntas voltadas para a nossa pessoa, como: “O que eu quero ser? O que eu deveria fazer com a minha vida? Quais são os meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para o futuro?
Mas concentrarmo-nos em nós mesmos jamais desvendará o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: A vida de todas as criaturas está nas mãos de Deus; é ele quem mantém todas com vida. Jó 12.10
“A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido” Bertrand Russel (ateu)
Ao contrário do que dizem muitos livros famosos, filmes e seminários você não irá descobrir o significado de sua vida olhando dentro de si mesmo. É provável que você tenha tentado. Você não criou a si mesmo, logo não há jeito de dizer a si mesmo para que foi criado.
Então como descobrir o propósito para o qual você foi criado? Você só tem duas opções: a primeira é a especulação.

Geralmente é a mais usada pelas pessoas. Elas conjecturam, supõe, teorizam. Quando dizem: “Eu sempre pensei que a vida fosse..” Querem dizer: “Este é o melhor palpite que posso dar”.
Felizmente há uma opção à especulação sobre o propósito de vida do ser humano. Trata-se da revelação. Podemos nos voltar para o que Deus revelou sobre a vida em Sua Palavra. O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntando ao inventor.
Deus revelou ao longo da Bíblia seus propósitos para nossa vida.

...”falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória”.1 Coríntios 2:7
Deus não é apenas o ponto de partida das nossas vidas, ele é a fonte dela. Para descobrir o propósito de sua vida volte-se para a sua Palavra e não para a sabedoria do mundo. Edifique sua vida sobre verdades eternas e não sobre psicologias populares, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso.
A Bíblia diz: Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Efésios 1:11-12
Guarde no coração: Todas as coisas foram criadas nele e nele encontram propósito (Colossenses 1.16)
VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE
Eu sou o seu criador. Você estava sob meus cuidados mesmo antes de nascer. Isaías 44.2
Seu nascimento não foi um erro e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem até não ter planejado você, mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com o seu nascimento, aliás ele o aguardava. Muito antes de ser concebido pelos seus pais, você foi concebido na mente de Deus.
“Deus não joga dados” – Albert Einsten
Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Efésios 1:4
Guarde no coração: Preciso aceitar minha personalidade, formação e aparência física pois Deus assim o determinou (Tiago 1.18).
O QUE NOS DIRIGE?
Percebi que o que faz os homens correrem atrás do sucesso é a inveja” Provérbios 4.4
Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo. Neste momento sua vida pode estar sendo dirigida por uma lembrança dolorosa, um temor no coração ou uma crença inconsciente. Existem muitos valores e emoções que podem dirigir sua vida. Estes cinco são os mais comuns:
Dirigidos pela culpa – Tais pessoas passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando sua vergonha. Pessoas assim são manipuladas por suas lembranças. Permitem que seu passado controle o futuro. Frequentemente culpam a si mesmas por sabotarem o próprio sucesso. Somos produto de nosso passado, mas não precisamos ser prisioneiros dele.
A boa notícia é que o propósito de Deus não é restringido pelo seu passado. Ele tornou um assassino chamado Moisés em um líder, e um covarde chamado Gideão em um corajoso herói. Pode te dar um novo começo.

Dirigidos pelo rancor e pela raiva – Eles se apegam a mágoas sem jamais superá-las. Em vez de aliviarem sua dor através do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente. Guardar rancor é uma forma de perpetuar o sofrimento. Pessoas dirigidas pelo rancor tem duas peculiaridades: uns interiorizam, “Se fecham”, enquanto outras explodem sobre os outros. Ambas as reações são perniciosas e não trazem benefícios à vida. Perdoe o passado e navegue mares mais calmos e tranquilos. A Bíblia diz: O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo. Jó 5:2
Dirigidos pelo medo – Seus temores são provavelmente o resultado de experiências traumáticas e de expectativas ilusórias que podem ir de um crescimento em um lar extremamente severo ou mesmo de predisposição genética. Independentemente do que tenha causado tal situação, pessoas dirigidas pelo medo com frequência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos.
Viver um vida de medo poderá impedir você de ser o que Deus pretende que seja. Aja contra isso com as armas da fé e do amor. A Bíblia diz: “No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”. 1 João 4:18

Dirigidos pelo materialismo – Pessoas assim tem como único objetivo de vida adquirir. O impulso de querer sempre mais baseia-se no conceito de que ter mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido. Estes três pensamentos são falsos. Depois de conquistar o que almejávamos vamos querer modelos mais novos, maiores e melhores. Nunca estará bom! A Bíblia deixa claro que seu valor não está determinado pelas altas posses. Os bens também não te deixam protegidos. Fortunas se perdem em pouco tempo, por múltiplos fatores incontroláveis. A proteção da alma está naquilo que ninguém pode roubar: seu relacionamento com Deus.
Dirigidos pela necessidade de aprovação – Essas pessoas permitem que as expectativas de pais, esposas, filhos ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros irão pensar. Infelizmente os que seguem a multidão acabam perdidos nela.
Não conheço todas as chaves do sucesso, mas a chave do fracasso é tentar agradar a todos. Ser controlado pela opinião da sociedade vai acabar fazendo com que você deixe de cumprir os propósitos de Deus em sua vida.
Jesus Cristo deve ser o parâmetro de avaliação do caminho.
Vantagens de viver uma vida dirigida por propósitos
Faz a vida ter sentido
Fomos feitos para ser importantes. Por isso todos buscam astrologia, signos e tantas outras formas de descobrir isso. Uma pena buscarem no local errado. Quando a vida faz sentido, você pode suportar quase tudo. Sem isso tudo é insuportável.
Sem Deus a vida não tem propósito, e sem um propósito a vida não tem significado e sem significado ela não tem relevância ou esperança. Isaías queixou-se: "Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gasto minha força em vão e para nada. Contudo, o que me é devido está na mão do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus". Isaías 49:4

...”Sinto desprezo pela minha vida! Não vou viver para sempre; deixa-me, pois os meus dias não têm sentido”. Jó 7:16
Esperança é tão essencial à vida quanto o ar e a água.
O Dr. Bernie Siegel tinha uma forma de analisar quem tinha esperança ao tratar câncer. Ele de surpresa perguntava aos seus clientes em fase inicial de tratamento: “Você pretende viver até os 100 anos”? Os mais entusiastas geralmente era os que mais alcançavam sucesso e cura.
Se você se sente sem propósito para viver não desista. Coisas maravilhosas vão ocorrer a partir do momento em que começar a viver pelos propósitos eternos de Deus.
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11

Simplifica a vida
Isso tem a ver com o que você faz e não faz. Propósito de vida ajuda você a avaliar quais ações são ou não essenciais. Uma pergunta é necessária: “Este ato me ajuda a cumprir o propósito de Deus em minha vida?”
Sem um propósito claro ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar decisões, destinar o tempo e empregar os recursos. A tendência será tomar decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento e no humor do dia. Quando não se tem definido pelo que se vive a pessoa faz mais do que deveria. É impossível fazer tudo o que as pessoas querem que você faça. Só há tempo para fazer o que Deus quer que você faça.
Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Isaías 26:3
“Esta é a verdadeira alegria da vida: ser usado por um propósito reconhecido por você mesmo como digno. Ser uma força da natureza, em vez de um exaltado e egoísta amontoado de ressentimentos e frustrações, sempre reclamando que o mundo não se devota a torna-lo feliz”. George Bernard Shaw
Te prepara para a eternidade
Muitas pessoas passam a vida tentando criar um legado para deixar sobre a terra. Elas querem ser lembradas quando partirem. Entretanto, o que em última análise mais importa não é o que os outros dizem sobre a sua vida, mas o que Deus tem a dizer sobre ela.
Todas as realizações acabam sendo superadas. Recordes são quebrados, reputações desvanecem e homenagens são esquecidas.
Na faculdade a meta de James Dobson era ser o campeão de tênis da instituição. Conseguiu depois de muito treino e seu troféu foi colocado no lugar mais importante da galeria. Anos mais tarde o troféu chegou amassado pelo Correio, pois em uma reforma da escola colocaram no lixo, mas alguém achou a tempo.

James reconheceu frustrado: No devido tempo, todos os seus troféus serão jogados no lixo!
Uma utilização mais sábia de vida é construir um legado eterno. Você não foi posto na terra para ser lembrado. Você foi posto aqui para se preparar para a eternidade.
Chegará o dia em que você estará diante de Deus e terá de prestar contas sobre o propósito pelo qual viveu.

Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ". Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Romanos 14:10-12
Felizmente Deus quer que passemos neste teste, por isso nos passou as perguntas antecipadamente. A Bíblia nos mostra que ele nos fará duas perguntas fundamentais:
Você aceitou o que Jesus fez por você? Viveu para amar e confiar nele?
O que você fez com o que eu lhe confiei? No que gastou sua vida, dádivas, talentos, oportunidades, recursos, e relacionamentos?
Viver pelos propósitos eternos de Deus é o caminho para uma vida de paz. (Isaías 26.3)
05 PROPÓSITOS
1. Você foi planejado para agradar a Deus.
2. Você foi formado para fazer parte da família de Deus.
3. Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo.
4. Você foi moldado para servir a Deus.
5. Você foi feito para uma missão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário